sexta-feira, 20 de maio de 2011

2° tarefa da gincana. Visatar APAE

Uma visita especial da odontologia a APAE
Era para ser apenas uma simples meta, Uma etapa da gincana de genética mais chegou a se tornar prazerosa, emocionando muitos dos que estavam lá. Existindo muitos sorrisos e mexendo com o interior de cada um.

As crianças especiais são igual a todos nós tem seus desejos, inseguranças, angústias e alegrias, direitos e deveres, apenas precisão de mais cuidado,carinho e atenção. "Derrubar as barreiras do preconceito e construir um Brasil mais igual, com todas as suas diferenças, é mais do que um desafio. É um compromisso".




A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Juazeiro do Norte, fundada em 25 de abril de 1971, pela Senhora Maria Zuila Silva Moraes, impulsionada pelo desejo de ajudar seu filho com Síndrome de Down, não mediu esforços na sua luta até conseguir fundar a APAE deste Município. Assim nasceu a APAE com a missão de promover e articular medidas que visem assegurar os direitos das pessoas com deficiência favorecendo a inserção social, enquanto cidadãos. O desenvolvimento do movimento Apaeano desde o seu inicio teve sua concepção sempre voltada para a defesa dos direitos, a participação das famílias e das próprias pessoas com deficiência.

1° tarefa da Gincana de Genética. Entrevista

Aluna : Nathália Santos Sampaio Odontologia 106.1
Entrevistada:Amanda Sampaio Filgueira email:amandasampaiofilgueira@hotmail.com
Sexo: Feminino Idade: 22

1.Que o curso de graduação você tem?

Sou Graduada em Biomedicina pela Faculdade de Ciências Aplicadas Doutor Leão Sampaio (FALS) e estou no momento me especializando em Bioquímica e Biologia Molecular pela mesma instituição.

2.Qual seu campo na pós-graduação?

O curso de pós graduação em Bioquímica e Biologia Molecular é voltado para o campo das análises clínicas, docência e pesquisa.

3.Por que você escolheu esse campo?

A escolha por esta especialização foi de aprimorar os meus conhecimentos em bioquímica e biologia molecular, trazendo um diferencial para o ramo laboratorial com novos tipos de exames e técnicas na cidade a qual pretendo atuar, e além de tudo desde que ingressei na faculdade esta foi uma área que sempre me interessou profissionalmente.

4.Quais seus objetivos com essa pós-graduação?

Atuar em laboratórios de análises clínicas utilizando novas técnicas de bioquímica e biologia molecular, em seguida ingressar em um mestrado nesta área e lecionar disciplinas desta área em IES (Instituição de Ensino Superior).

5.O que faz um especialista em biologia molecular?

O especialista em biologia molecular é habilitado para atuar em pesquisas laboratoriais de diagnóstico molecular, laboratório de análises clínicas e DNA, perícia criminal, aconselhamento genético, além de docência no ensino superior. Dependendo da grade da especialização este pode atuar em biotecnologia, estudo das células-tronco e reprodução assistida.

6.Quais os procedimentos mais utilizados nessa área ?

Na área de Biologia Molecular estuda-se a função e estrutura do material genético (DNA, RNA) e síntese protéica. As técnicas mais comuns em biologia molecular na identificação dos genes são: PCR, Eletroforese em gel, Western Blot, Northern e Southern Blot.

7.Nas anomalias genéticas quais os fatores mais comuns?
Os fatores mais comuns são:

Uso de substância teratogências (álcool, Nicotina, Talidomida, radiação, tinturas para cabelo, etc), ou seja substâncias que podem causar algum dano ao embrião ou feto durante a gestação como problemas neurológicos (retardo mental), mal formação congênita;
Fatores Ambientais;
Doenças Infecciosas: Rubéola, Toxoplasmose;
Herança Genética (que pode ser em todas as gerações, ou pode ser por salto de geração).

8.Quais as áreas de atuação dessa pós - graduação?

A pós graduação a qual estou fazendo torna-me habilitada para atuar nas seguintes áreas: Pesquisas laboratoriais de diagnóstico molecular, Laboratórios de Análises Clínicas e DNA, Medicina Forense, diagnóstico molecular de doenças infeciosas e docência.