sexta-feira, 20 de maio de 2011

1° tarefa da Gincana de Genética. Entrevista

Aluna : Nathália Santos Sampaio Odontologia 106.1
Entrevistada:Amanda Sampaio Filgueira email:amandasampaiofilgueira@hotmail.com
Sexo: Feminino Idade: 22

1.Que o curso de graduação você tem?

Sou Graduada em Biomedicina pela Faculdade de Ciências Aplicadas Doutor Leão Sampaio (FALS) e estou no momento me especializando em Bioquímica e Biologia Molecular pela mesma instituição.

2.Qual seu campo na pós-graduação?

O curso de pós graduação em Bioquímica e Biologia Molecular é voltado para o campo das análises clínicas, docência e pesquisa.

3.Por que você escolheu esse campo?

A escolha por esta especialização foi de aprimorar os meus conhecimentos em bioquímica e biologia molecular, trazendo um diferencial para o ramo laboratorial com novos tipos de exames e técnicas na cidade a qual pretendo atuar, e além de tudo desde que ingressei na faculdade esta foi uma área que sempre me interessou profissionalmente.

4.Quais seus objetivos com essa pós-graduação?

Atuar em laboratórios de análises clínicas utilizando novas técnicas de bioquímica e biologia molecular, em seguida ingressar em um mestrado nesta área e lecionar disciplinas desta área em IES (Instituição de Ensino Superior).

5.O que faz um especialista em biologia molecular?

O especialista em biologia molecular é habilitado para atuar em pesquisas laboratoriais de diagnóstico molecular, laboratório de análises clínicas e DNA, perícia criminal, aconselhamento genético, além de docência no ensino superior. Dependendo da grade da especialização este pode atuar em biotecnologia, estudo das células-tronco e reprodução assistida.

6.Quais os procedimentos mais utilizados nessa área ?

Na área de Biologia Molecular estuda-se a função e estrutura do material genético (DNA, RNA) e síntese protéica. As técnicas mais comuns em biologia molecular na identificação dos genes são: PCR, Eletroforese em gel, Western Blot, Northern e Southern Blot.

7.Nas anomalias genéticas quais os fatores mais comuns?
Os fatores mais comuns são:

Uso de substância teratogências (álcool, Nicotina, Talidomida, radiação, tinturas para cabelo, etc), ou seja substâncias que podem causar algum dano ao embrião ou feto durante a gestação como problemas neurológicos (retardo mental), mal formação congênita;
Fatores Ambientais;
Doenças Infecciosas: Rubéola, Toxoplasmose;
Herança Genética (que pode ser em todas as gerações, ou pode ser por salto de geração).

8.Quais as áreas de atuação dessa pós - graduação?

A pós graduação a qual estou fazendo torna-me habilitada para atuar nas seguintes áreas: Pesquisas laboratoriais de diagnóstico molecular, Laboratórios de Análises Clínicas e DNA, Medicina Forense, diagnóstico molecular de doenças infeciosas e docência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário