sexta-feira, 3 de junho de 2011

03 Fichamento.
Síndrome de Down: estudo exploratório  da memória no contexto da escolaridade
Susana C. Lima_,a, Cândida Sousab, Rafael Bender das Chagas Leitea, João C.
Alchierib, Regia H. Silvaa, Fabíola S. Albuquerquea
aPrograma de Pós-Graduação em Psicobiologia, Departamento de Fisiologia, Universidade
Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil; bPrograma de
Pós-Graduação em Psicologia, Departamento de Psicologia, UFRN, Natal, Rio Grande do
Norte, Brasil
A idéia de uma sociedade inclusiva tem se mostrado cada vez mais favorável  as pessoas com síndrome de Down  devido as suas habilidades  tanto sociais, quanto emocionais, que facilitam a sua interação em ambiente diverso como escolas, igrejas, clubes.
A influência do desequilíbrio genético  no processo de informação  dentro do sistema nervoso  gera um tempo maior entre o estímulo e as respostas  devido a afetar o desenvolvimento de habilidades cognitivas que utilizaram os recursos de linguagem  tipo pensar,raciocinar e relembrar tendo dificuldades de linguagem e memória na dificuldade de aprendizagem.  A comparação entre indivíduos com desenvolvimento típico ou com indivíduos com deficiência intelectual de outras etiologias sem, no entanto, aterem-se no tipo de escolarização que estes indivíduos receberam ou recebem.


Os testes utilizados para a análise dos sujeitos foram o span de
dígito, o de recordação livre e de reconhecimento de palavras e subtestes Os resultados sobre o desenvolvimento da linguagem e da memória mostrou que crianças com síndrome de Down  da escola regular tiveram uma vantagem de dois anos em relação aquelas de escola especial. A memória é uma das funções mais imprescindíveis para a aprendizagem de forma satisfatória, mais os indivíduos com síndrome de Down apresentam um déficit significativo na memória.
Esta pesquisa colabora com a idéia de que o ambiente educacional das pessoas com
SD exerce uma influência determinante no fenótipo comportamental. O melhor desempenho foi do grupo de escola regular comparado  com a escola especial.Este tipo de abordagem,que compara os indivíduos com SD entre si levando em consideração o ambiente, aponta para resultados importantes em áreas fundamentais de desenvolvimento comportamental cognitivo.

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