03 Fichamento.
Síndrome de Down: estudo exploratório da memória no contexto da escolaridade
Susana C. Lima_,a, Cândida Sousab, Rafael Bender das Chagas Leitea, João C.
Alchierib, Regia H. Silvaa, Fabíola S. Albuquerquea
aPrograma de Pós-Graduação em Psicobiologia, Departamento de Fisiologia, Universidade
Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil; bPrograma de
Pós-Graduação em Psicologia, Departamento de Psicologia, UFRN, Natal, Rio Grande do
Norte, Brasil
A idéia de uma sociedade inclusiva tem se mostrado cada vez mais favorável as pessoas com síndrome de Down devido as suas habilidades tanto sociais, quanto emocionais, que facilitam a sua interação em ambiente diverso como escolas, igrejas, clubes.
A influência do desequilíbrio genético no processo de informação dentro do sistema nervoso gera um tempo maior entre o estímulo e as respostas devido a afetar o desenvolvimento de habilidades cognitivas que utilizaram os recursos de linguagem tipo pensar,raciocinar e relembrar tendo dificuldades de linguagem e memória na dificuldade de aprendizagem. A comparação entre indivíduos com desenvolvimento típico ou com indivíduos com deficiência intelectual de outras etiologias sem, no entanto, aterem-se no tipo de escolarização que estes indivíduos receberam ou recebem.
Os testes utilizados para a análise dos sujeitos foram o span de
dígito, o de recordação livre e de reconhecimento de palavras e subtestes Os resultados sobre o desenvolvimento da linguagem e da memória mostrou que crianças com síndrome de Down da escola regular tiveram uma vantagem de dois anos em relação aquelas de escola especial. A memória é uma das funções mais imprescindíveis para a aprendizagem de forma satisfatória, mais os indivíduos com síndrome de Down apresentam um déficit significativo na memória.
Esta pesquisa colabora com a idéia de que o ambiente educacional das pessoas com
SD exerce uma influência determinante no fenótipo comportamental. O melhor desempenho foi do grupo de escola regular comparado com a escola especial.Este tipo de abordagem,que compara os indivíduos com SD entre si levando em consideração o ambiente, aponta para resultados importantes em áreas fundamentais de desenvolvimento comportamental cognitivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário