sexta-feira, 3 de junho de 2011

05 Fichamento



Inclusão de crianças com Síndrome de Down no ciclo I do ensino fundamental.


SCHWARTZMAN, José Salomão. Síndrome de Down. São Paulo: Mackenzie:
Memnon, 1999

A escola é um canal de mudança, portanto a inclusão de crianças com
Síndrome de Down na rede regular de ensino pode ser um começo para outras
Transformações não somente de pensamentos mais também de atitudes.
A palavra incluir significa abranger, compreender, somar e é nisso que deve
se pensar quando se fala em inclusão de pessoas com deficiência, é trazer para
perto, dar a ela o direito de ter as mesmas experiências, é aceitar o diferente e
também aprender com ele.
É preciso acreditar que a educação é algo que deve ser renovado a cada dia.
Assim como o mundo vem se evoluindo, os educadores precisam fazer com que
seus conhecimentos sejam passados de maneira criativa e prazerosa, não ter medo
de novos desafios e nesse caso estar pronto para receber crianças com deficiência.
A criança com Síndrome de Down inclusa na escola de ensino regular tem
grandes chances de melhor se desenvolver porque esse ambiente para ela
certamente será mais desafiador, do que para os outros alunos sem deficiência, e é
isso que vai servir de estimulo para que ela se desenvolva.
A criança com Síndrome de Down aprende num ritmo diferente das outras
crianças mais isso não significa que ele não vai aprender, e sim que ele necessita de
mais estímulos do que as outras crianças para chegar à aprendizagem.
É perfeitamente possível que uma pessoa com Síndrome de Down chegue a
cursar faculdade, fazer cursos profissionalizantes enfim se tornar um profissional
tudo vai depender do grau da sua deficiência e também dos estímulos e
oportunidades que serão dadas a essa pessoa.

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