sexta-feira, 3 de junho de 2011

8° fichamento
Síndrome de Down e alterações de vias lacrimais

Arq. Bras. Oftalmol. vol.66 no.4 São Paulo July/Aug. 2003


O avanço tecnológico da medicina tem propiciado condições para melhor avaliação e tratamento das alterações sistêmicas na síndrome de Down, tais como cardiopatias congênitas, pneumonias e leucemias agudas, principais causas de morte nesses pacientes. O aumento da longevidade se associa com uma maior atenção às outras manifestações da síndrome, na perspectiva de melhora da qualidade de vida desses pacientes.
 As alterações oculares são encontradas em quase todos os pacientes com síndrome de Down, e, embora não ofereçam risco de vida, podem comprometer consideravelmente a qualidade de vida deles, sendo as complicações da cirurgia de catarata e o ceratocone agudo, as principais causas de cegueira
O número de portadores desta síndrome vem aumentando possivelmente pelo aumento de gestações em mulheres acima de 35 anos e pelo aumento da longevidade destes pacientes.São muitas as alterações oftalmológicas encontradas nestes pacientes, entretanto pouco se comenta em relação ao acometimento das vias lacrimais.

Em relação à localização do processo obstrutivo, as dacriocistografias e as observações no per-operatório mostraram que todos os pacientes apresentavam obstrução entre o saco lacrimal e a porção mais alta do ducto nasolacrimal, As dacriocistografias mostraram saco lacrimal de tamanho normal ou com pouca dilatação.
A caracterização e a resolução cirúrgica do mecanismo obstrutivo lacrimal são importantes, uma vez que há interferência na qualidade de vida desses pacientes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário