04.Fichamento de genética
Síndrome de Down versus alteração de linguagem: Interação comunicativa entre pais e filhos
Universidade de São Carlos Centro de Educação e Ciências Humanas Programa de Pós-graduação em Educação Especial
Maria Grazia Guillen Mayer
O desejo de se expressar é necessário e origina de vários esforços na vida dos ser humano.Existe uma necessidade de interagir com outros seres humanos como meio de sobrevivência .Há uma necessidade em troca de mensagem, seja pelo o natural,espontâneo ou inconsciente (na fala,escrita,troca de olhares..)
Foram feitas pesquisas com o objetivo de investigar a interação de pais de crianças com síndrome de down e seus filhos e pais de crianças com alterações de linguagens e suas mães. A interação mãe-criança é uma fonte importante de estímulos cognitivos e lingüístico durante o período em que a criança está desenvolvendo a linguagem, A efetividade mãe-criança ajuda á compreensão das dificuldades das crianças. A família é o primeiro lugar onde a criança ira estabelecer seus vínculos.é nescessarios que os pais estejam preparados e saibam as melhores maneiras de proporcionarem os melhores estímulos para essas crianças.
. A pesquisa mostrou que mãe de crianças com alterações de Linguagens apresentam comportamentos mais adequados na interação com seus filhos ,mostram equilíbrio de atividade dialógica ,mais paciência,complexidade nos discursos. Mães de crianças com Síndrome de Down mostraram mais interesse durante a interação comunicativa , mais as crianças com Síndrome de Down tiveram dificuldades na compreensão de regras e instruções e menos interesse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário