7° fichamento
Uso de serviços odontológicos por pacientes com síndrome de Down
Rev. Saúde Pública vol.42 no.4 São Paulo Aug. 2008
A saúde bucal representa um aspecto importante para a inclusão social de pessoas com deficiência. Raramente as doenças bucais e as malformações orofaciais acarretam risco de morte, entretanto, causam quadros de dor, infecções, complicações respiratórias e problemas mastigatórios. Do ponto de vista estético, características como mau hálito, dentes mal posicionados, traumatismos, sangramento gengival, hábito de ficar com a boca aberta e ato de babar podem mobilizar sentimentos de compaixão, repulsa e/ou preconceito, acentuando atitudes de rejeição social.
A saúde bucal ainda é vista com baixa prioridade quando comparada aos cuidados médicos dedicados ao indivíduo acometido pela síndrome. Sempre deixam os problemas bucais em segundo plano. Existe varias associada estatisticamente com a atenção odontológica das crianças e adolescentes com síndrome de Down, existe um grande problema com a higiene bucal dessas pessoas. Algumas crianças já foram ao menos uma vez ao dentista. Mais não tem a atenção necessária.
A atenção odontológica recebida pelas crianças e adolescentes com síndrome de Down esta sendo influenciada, além da idade, pela postura dos profissionais que as assistem, mostrando a importância desses cuidados com a prática de atendimento integral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário